terça-feira, 31 de março de 2009

A Moça Tecelã


Era uma vez...
Era uma vez alguém que tinha uma vida tranqüila, mas sentiu-se só, sonhou, construiu castelos e depois viu que não era nada daquilo que queria...
Familiar, não?. Na minha vida também aconteceu...
Mas a dificuldade está em ter coragem de mudar. A gente acaba se acostumando com o que é mais fácil e o que está pronto. Temos medo, e ao passar dos anos os sonhos vão sendo colocados em pequenas caixas numa gaveta qualquer de guardados. Deixamos para depois, para quando tivermos tempo ou quando nos aposentarmos. É muito comum isso.
Mudanças trazem a tona questões desafiadoras e nos colocam de frente como um espelho. E isso é dolorido e exige muito trabalho...
Estou dividindo com vocês uma questão pessoal... Sério... Estou no meio da mudança que começou no ano passado. Mudança de casa, de cidade, de trabalho, de estado civil e de estilo vida. Uma loucura mesmo! Digamos que estou no meio de uma revolução moral...
Repensei uma porção de coisas da minha vida, estava no entremeio de pensamentos quando percebi que não estava inteiramente fazendo o que gostava.
Tive que sistematizar, olhar para dentro de verdade e perceber que para mudar, basta começar e naturalmente as coisas vem até você... mas precisa querer de verdade, láááá do fundo do coração. E tempo para acontecer. O seu tempo e não de outrem.
Voltei com as minhas leituras, já bastante abandonadas.
Meus desenhos... revi os meus primeiros traços e analisei a evolução da minha vida descrita neles. Foi bonito. Daí em diante foi como entrar num quarto fechado há anos, que antes fora meu, mas havia esquecido a chave em algum lugar que não me lembrava.
Lembrei dos meus sonhos então empoeirados guardados na infância, nas aflições da adolescência e nas frustrações da vida adulta. E pela primeira vez na minha vida eu consegui me perguntar, sem as vozes das obrigações moral e capitalista, o que realmente eu gosto e quero.
Descobri e redescobri um monte de coisas, inclusive que gosto de escrever histórias e contá-las também. Acho que o blog é um bom começo!
Por este caminho que percorro atualmente, conheci uma escritora chamada Marina Colasanti. Ela escreve contos sobre fadas, unicórnios, princesas e sobre as aflições humanas de maneira fabulosa. Uma escritora que percebe sensivelmente os medos e fantasias inalteradas como passar dos tempos.
Foram dois contos que me chamaram a atenção e me inspiraram a escrever este texto: A Moça tecelã e Uma idéia toda azul.
O primeiro conta a história de uma moça que tecia a sua vida diariamente em um lindo tapete, até que se sentiu só e teceu um marido e depois as vontades dele, esquecendo-se dela. O segundo conto, fala sobre um rei que teve uma idéia toda azul, mas a guardou no "quarto do sono" durante anos, quando estava velho e aposentado foi tirá-la do quarto, ela ainda brilhava como nunca, mas o velho rei já não mais via graça naquela coisa azul...

Um comentário:

  1. Que lindo! Bora blogar!
    Muito feio sumir no último dia de aula! Foi lindo, vc perdeu... Adicionei vc no meu chaveiro de amigos :)

    http://chaveiroeiro.blogspot.com/

    Me manda e-mail mafuane.oliveira@gmail.com
    Te espero no dia 03/05

    Fui!

    ResponderExcluir